Confiar no Senhor Deus é assegurar uma vida de bênçãos e de Paz. Depositar toda a confiança no Senhor é saber que Ele nos conhece por dentro e por fora. Conhece nossa alma e nosso coração. A Bíblia nos revela esse conhecimento de Deus e seu grande amor para conosco.
Se o problema é certo, a vitória é mais ainda!
Em determinadas fases da nossa vida, estamos passando por momentos bons, de vitória, está tudo dando certo. Nada de doenças, estamos empregados, só vitória!
Porem, em outros momentos as coisas não estão tão boas assim. Estamos passando por problemas, a vitória não chega, Deus parece não estar nos ouvindo.
Irmãos, nós não estamos isentos de nenhum problema nesta vida. Enquanto vivermos aqui no mundo, aqui na Terra, estaremos sujeitos a determinados problemas. Devemos viver fielmente com Cristo e perseverarmos inabaláveis em meio às dificuldades da vida.
Vamos abrir a nossa Bíblia em João 16.33: ?Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.?.
Quando nós somos batizados nas águas, nós estamos morrendo para o mundo e nascendo para Cristo. é uma nova vida, uma vida em Jesus Cristo. Jesus venceu o mundo e se nós vivermos fielmente com Jesus, também venceremos!
Mas afinal de contas...
Por que temos problemas? 1. Alguns desses problemas são obstáculos que às vezes devemos enfrentar para nos firma-mos mais ainda em nossa Fé.
Em determinados casos estamos tão bem na vida, que nos esquecemos que dependemos de Deus. Passamos por algumas situações complicadas em determinados momentos da vida e nem pedimos a Deus a vitória. São filhos indo mau na escola, nosso emprego que antes era ótimo foi modificado e ficou algo ruim, às vezes precisamos de ajuda e ninguém nos ajuda. Quando as coisas complicam, quando as dificuldades surgem é que nos lembramos de Deus. é onde oramos e passamos por cima dos problemas obtendo assim a vitória através de Jesus Cristo. Aí nos pensamos, ?como meu Deus é bom, orei e Ele me ajudou!? é ai que nós nos lembramos que devemos entregar nossos problemas a Deus.
Por maior ou por menor que seja nós sempre devemos entregar nosso problema a Deus e pedir a vitória. Em 1º lugar devemos entregar a Deus e depois correr atrás da vitória, não é apenas orar, e não fazer nada. Deus move o céu inteiro para te ajudar em coisas que você não pode fazer, mas não move uma palha em coisas que você pode fazer. Não adianta orar pedindo a Deus um emprego e ficar dentro de casa o dia inteiro, tem que fazer seus currículos e entregar nas empresas que te agradam. Não adianta orar pedindo a Deus que cure a sua penelmomia e ficar andando na chuva, no sereno ou em lugares gelados, lugares que agravam a sua doença. Deus vai te dar a vitória, mas você tem que fazer a sua parte.
Não devemos ignorar Deus porque nosso problema é pequeno. ?Ah, estou apenas com algumas dores pequenas na barriga. Vou ao médico e ele me passará um remédio e tudo ficará bem?. Aí quando estamos de frente ao médico, não nos interpretamos bem, o médico acha que é uma coisa e na verdade é outra. Nos passa remédios que não vai ajudar e acabamos perdendo dinheiro. Uma consulta inválida, remédios inválidos e a tendência do problema é piorar. Se orarmos e entregarmos o problema a Deus, Deus vai nos ajudar a especificar os sintomas ao médico que por sua vez estará sendo iluminado por Deus. Aí sim, tudo dará certo. Temos que realizar uma prova, estudamos o mês inteiros, estamos sabendo de tudo. Para quê orar se dominamos o assunto em questão? Aí chega na prova, dá aquele branco e esquecemos do que estudamos, ou então a prova vem recheada de pegadinhas e não percebemos. No final, fizemos uma prova ruim. Se oracemos antes, provavelmente não teria acontecido o branco e certamente o Espírito Santo teria nos revelado as pegadinhas. Viu como problemas pequenos podem se tornar um pesadelo? Devemos orar e entregar nossas dificuldades a Deus sempre, independente do seu grau de periculosidade.
Quando ganharmos à vitória, devemos orar agradecendo a Deus e falar dessa vitória para as pessoas, tanto aqui na Igreja quanto lá no mundo. Principalmente para as pessoas do mundo, para elas verem que nosso Deus, é o Deus de vitória.
é por esquecermos que dependemos de Deus em tudo, que às vezes passamos por algumas situações complicadas. Para nos lembrarmos que não somos super-homem ou mulher-maravilha. E sim que a vitória só vem através de Jesus Cristo.
Por que temos problemas? 2. Outros problemas podem ser oriundos do nosso inimigo tentando nos destruir.
Isso é óbvio! Campanha de oração, propósito de 30 dias de oração, oração dos 70, oração dos 120, oração dos 300, relógio de oração, congresso sobre santidade. O diabo deve estar maluco de ódio contra nós a Igreja do Senhor. Só que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja (Mt 16.18). Sendo assim, não devemos ter medo de ataques do diabo, pois certamente Jesus Cristo nos protege. Jesus Cristo é o cabeça da Igreja (Ef 5.23).
às vezes recebemos uma onda de ataque que nos deixa meios perplexos. Caramba, estava tudo bem e derrepente tudo está dando errado. Pessoas se levantando contra nós com fofocas, mentiras, tentando nos convencer a fazer algo que desagrade a Deus e nós simplesmente ignoramos a situação e seguimos a nossa vida normalmente. O pior é que às vezes nós fazemos justamente o que o diabo quer que façamos. Ele levanta um irmão contra o outro e ambos discutem, brigam e ficam sem se falar um com o outro. Jesus disse: ?Vigiai e Orai, para não cairdes em tentação?(Mt 26.41) esse versículo também serve para essas situações de problemas, em vez de orarmos e tomarmos atitudes que ponham fim nesses conflitos, preferimos declarar guerra contra o próximo. Quem gosta disso é o diabo!
Satanás deve ser combatido com oração, jejum e atitudes inteligentes e não puramente emocionais. Se alguém nos xingar, não é para xinga-lo como contra-ataque. Pergunte a ele o porque disso. Se ele estiver nervoso e não quiser conversa. Deixe-o, quando encontra-lo calmo, tente novamente conversar com ele. Der repente disseram a ela que você o xingou tentando coloca-lo contra você. Nesta conversa isso será esclarecido. E o diabo vencido.
O que estamos fazendo em meio a esse tipo de problema? Se Jesus estivesse fisicamente aqui, Ele tomaria as atitudes que estamos tomando? Se a resposta é não, então não estamos tentando resolver o problema de forma correta.
Por que temos problemas? 3. Determinados problemas podem ser provações de Deus em nossa vida. Estamos bem na Igreja, estamos orando sem cessar, estamos indo a semana toda na Igreja, estamos evangelizando. Claro, temos tudo que queremos nas mãos. Fica fácil seguir a Cristo assim. Existem hoje inúmeros homens muito jovens casados com mulheres com idade superior a 50 anos. O contrário também existe. Mulheres novinhas casadas com homens muito mais velhos. Só que são casamentos de interesse material. Estão casados com as pessoas por que elas são ricas. Se essas pessoas ficarem pobres de uma hora para a outra, simplesmente esses jovens vão embora, abandonam seu conjugue. Claro que existe exceções, mas a maioria é isso mesmo. Apenas queriam desfrutar do dinheiro que seu parceiro possuía.
E nós com Deus? Será que estaremos com esse ânimo todo quando perdemos o nosso emprego? Será que permaneceremos com esse ânimo todo quando nossos filhos ficam reprovados? Será que prorrogaremos esse ânimo quando ficamos doentes?
Nós devemos estar super animados com Cristo em qualquer situação da nossa vida. Seja nos momentos bons, seja nos momentos ruins. ?Em tudo daí Graças?(1Ts 5.18).
Jó foi um dos homens mais ricos de Uz local onde ele residia. Era um excelente servo de Deus. Passou por uma grande provação, foi tentado a abandonar Deus por sua própria esposa. Mas ele não blasfemou, não abandonou e permaneceu com Deus. Até reclamou sem entender o que estava acontecendo, mas não fugiu dos caminhos do Senhor. E no final, foi duplamente abençoado. Tudo que ele tinha perdido e ganhou em dobro.
Nos filmes de luta, em especial os de boxe. Sempre tem o personagem que é o herói e o personagem que é o vilão. O herói bate bastante no vilão, até que o vilão faz uma trapaça. Assim as coisas mudam, o vilão passa a bater no herói, até que consegue derruba-lo. O juiz inicia a contagem, se em 10 segundos o herói não se levantar, ele perde a luta. O treinador do herói por fora do ringue grita: ?levanta, você está quase ganhando! Levanta, você está quase ganhando!? Mas o herói muito golpeado, ainda fica sem forças. Novamente o treinador grita ?levanta, você está quase ganhando! Levanta você ainda tem força para lutar!?. Aí, o herói se levanta, volta a lutar e finalmente derruba o vilão da história. Vence a luta, é o campeão. Conosco é praticamente a mesma coisa. às vezes passamos por um momento ruim, e quando estamos quase vencendo, acabamos desistindo. Abandonamos a Igreja, paramos de vir durante a semana nos cultos, e Jesus está te falando ?levanta, levanta...?. Paramos de ler a Bíblia nas nossas casas, paramos de orar, e Jesus está te falando ?levanta, levanta que você é meu?. Perdemos a nossa Fé, praticamente desistimos de Cristo e Jesus está falando ?levanta, levanta que a sua vitória é certa!?. Finalmente nós nos levantamos, oramos, jejuamos, clamamos, confiamos e em nome de Jesus Cristo vencemos a dificuldade e obtemos a vitória.
Irmãos vamos lutar e jamais desistir. Jesus Cristo sempre estará conosco. Deus não se afasta de nós, somos nós que nos afastamos de Deus. Sempre em 1º lugar vamos colocar Deus, não importa qual seja o problema e sua magnitude. Depois em 2º lugar vamos tomar as devidas providencias em prol da vitória.
(Provérbios 1.7) "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."
Acima de tudo que sabemos está o temor do Senhor, está a dependência em Deus, está a Fé em Jesus Cristo.
(Provérbios 21.31) ?Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem à vitória.?
Prepara o seu currículo e entrega nas empresas, mas o emprego virá do Senhor. Vai ao médico e compra os medicamentos, mas a cura virá do Senhor. Estuda e se prepara para a prova, mas a aprovação virá do Senhor.
Meus irmãos, a vitória é certa em nome de Jesus! Amém!